O Espiritismo.net, em parceria com o NEPE Jeziel, tem um convite especial para você: venha participar dos nossos estudos do Evangelho de Jesus, onde investigamos as tradições e costumes de sua época, analisando e comparando com a obra de Allan Kardec e a literatura espírita de médiuns reconhecidos, como Chico Xavier e Divaldo Franco. O estudo é realizado à luz da Doutrina Espírita.
Nossas reuniões são semanais, atráves do Google Meet, e sempre se desenvolvem em um bate-papo descontraído, que nos proporciona reflexões profundas e nos auxilia em nossa jornada de transformação interior.
Em nosso compromisso contínuo com a acessibilidade digital, informamos que nosso Google Meet conta com legendas instantâneas. Essa importante funcionalidade ajuda a tornar nossas reuniões mais inclusivas, permitindo que pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar e participar plenamente. Para ativar as legendas, basta clicar no ícone ‘CC’ ou simplesmente pressionar a tecla ‘C’ do teclado.
Contatos: nepejeziel@gmail.com .
O Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho (NEPE) tem como proposta essencial realizar um estudo minucioso do Evangelho à luz da Doutrina Espírita. Para esse estudo, recorre-se ao inestimável auxílio das revelações espirituais, advindas através de médiuns reconhecidamente sintonizados com a Espiritualidade Maior, como Chico Xavier, bem como ao trabalho de pesquisadores sérios.
Buscando sempre o entendimento dos ensinamentos do Cristo, o NEPE compreende a importância de conhecer o contexto histórico e cultural da época e local. Conforme destacado por Allan Kardec em “O Evangelho segundo o Espiritismo”:
“Para bem se compreenderem algumas passagens dos Evangelhos, necessário se faz conhecer o valor de muitas palavras nelas frequentemente empregadas e que caracterizam o estado dos costumes e da sociedade judia naquela época”.
Lembrando que Jesus é nosso Mestre, modelo e guia, o NEPE atende ao anseio dos espíritas e de todos os estudiosos do Evangelho, apresentando-se como um instrumento para o melhor entendimento das lições imortais do Cristo.
O estudo é pautado no bom senso e na fé raciocinada exemplificada por Allan Kardec. Reconhecendo a diversidade de significados e interpretações dos textos sagrados, o NEPE adota um desenvolvimento contínuo de aprimoramento das percepções retiradas do Evangelho. Não se pode dizer: “fechamos esse tema”. Mas podemos afirmar: “até agora, conseguimos isto”.
Os textos bíblicos sempre foram amplamente difundidos ao longo dos séculos. Entretanto, a leitura apenas não é suficiente para que o ensino moral seja minimamente compreendido. É necessário utilizar ferramentas interpretativas que auxiliem na extração do espírito da letra.
No estudo de um versículo ou conjunto de versículos (perícope), busca-se o significado de cada palavra, considerando lugares, ocasiões, circunstâncias, personagens, profissões ou cargos, expressões e hábitos da época. Essa busca é feita através de um diálogo descontraído e da troca de ideias entre os participantes.
Como destacado por Alcione em “Renúncia" (Chico Xavier/Emmanuel): “Chegamos à conclusão de que o Evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não podemos atingir, legitimamente, sem conhecimento e aplicação de todos os detalhes. Muitos estudiosos presumem haver alcançado o termo da lição do Mestre, com uma simples leitura vagamente raciocinada, isso, contudo, é erro grave. A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida”.
Portanto, o NEPE proporciona grandes oportunidades de diálogo, reflexões, trocas de ideias, companheirismo, descontração, entusiasmo, simplicidade, união fraterna e vivência de valores humanos. Tudo isso é possibilitado pela convivência de seus participantes em torno do maior código moral deixado à humanidade: o Evangelho do Cristo.
. #01 – Introdução – Porque e como estudar o Evangelho
. #02 – Mt 12:8 – Filho do Homem
. #03 – Mt 10:23 – Quando vos perseguirem
. #04 – Linguagem Semítica
. #05 – NEPE SEARCH
. #06 – Mt 10:35 a 36 – Separar filho do pai
. #07 – Mt 21:33 a 37 – Vinhateiros homicidas
. #08 – Mt 15:21 a 28 – Cura da filha da Cananéia
. #09 – Mt 22: 1 a 14 – Parábola do grande banquete
. #10 – Mc 4:35 a 41 – Tempestade acalmada
. #11 – Lc 9:57 a 62 – Os desafios do discipulado
. #12 – Mt 8:22 a 26 – Cego de Betsaida
. #13 – Mt 11:20 a 24 – Julgamento das cidades do lago
. #14 – Mc 11:12 a 14 – A figueira estéril
. #15 – Mt 9:10 a 13 – Refeição com pecadores e publicanos
. #16 – Mt 4:1 a 11 – A tentação no deserto
. #17 – Mc 2:1 a 12 – O paralítico de Cafarnaum
. #18 – Lc 16:1 a 17 – O mordomo infiel
. #19 – Jo 13:1 a 10 – Jesus lava os pés dos discípulos
. #20 – Ho 2:1 a 11 - Bodas de Canã
. #21 - Mt 25:1-13 - Parábola das dez virgens
. #22 - Jo 20:24-31 - Jesus e Tomé
. #23 – Lc 11:5 a 8 – O amigo inoportuno
. #24 - Lc 10:38-42 - Marta e Maria
. #25 - Jo 4:1-42 - Jesus e a mulher samaritana
. #26 - Mt 8:28 a 34 - O endaimoniado gadareno
. #27 - Lc 9:28 a 36 - Transfiguração
. #28 - Jo 5:2-10 - O paralítico de Betesda
. #29 – Carta de Paulo aos Gálatas – capítulo 1
. #30 - Carta de Paulo aos Gálatas – capítulo 2
. #31 - Carta de Paulo aos Gálatas – capítulo 3
. #32 - Carta de Paulo aos Gálatas – capítulo 4