Carregando...

  • Início
  • Psiquiatra dá cinco dicas de como manipular seu cérebro para combater a exaustão e o estresse

Vivemos numa era de pressões e expectativas de realizações, muito voltadas ao sucesso material, no qual o dinheiro sinaliza empoderamento e segurança. Contudo, sabemos que a vida não é só ter sucesso material. É muito mais que isso. Selma Trigo comenta

  • Data :16/08/2024
  • Categoria :

Psiquiatra dá cinco dicas de como manipular seu cérebro para combater a exaustão e o estresse

Por Melanie Shulman / La Nacion / O Globo

A psiquiatra Marian Rojas Estapé explica como manipular o cérebro para combater os estágios de exaustão e estresse

— Uma das recomendações que sempre faço a jovens, adultos e idosos é adquirir conhecimentos básicos sobre como eles funcionam como indivíduos, incluindo sua mente e seu organismo em geral — diz Marian Rojas Estapé, médica especializada em psiquiatria e autora de “Encontre a sua pessoa vitamina”. Para a especialista, é necessário conhecer a si mesmo e ter a capacidade de dizer “isso é o que acontece comigo em situações estressantes”.

Leia notícia na integra https://daynews.com.br/psiquiatra-da-5-dicas-de-como-manipular-seu-cerebro-para-combater-a-exaustao-e-o-estresse/

O comentário a seguir é de Selma Trigo

Atualmente, a Ciência está mais focada nas causas e consequências do desequilíbrio humano e seus reflexos no organismo. Saindo de uma ação somente fisiológica para uma visão psicológica e, até podemos dizer, humanizada.

Vivemos numa era de pressões e expectativas de realizações, muito voltadas ao sucesso material, no qual o dinheiro sinaliza empoderamento e segurança. Contudo, sabemos que a vida não é só ter sucesso material. É muito mais que isso.

A doutora Marian Rojas Estapé, que escreveu o referido artigo, fala da necessidade do autoconhecimento e sua importância para manutenção da saúde mental, na superação de doenças emocionais que hoje abalam a maioria das pessoas, desde crianças a jovens, adultos e idosos.

Devemos considerar que o autoconhecimento deve começar na educação, logo na primeira infância, onde se estrutura a base emocional para os enfrentamentos da vida como um todo. Para isso, se faz necessário pais preparados para essa realização. Se não conseguem consigo mesmos, como vão conseguir com seus filhos?

Já os idosos, quando mais jovens, em sua maioria, chegaram ao máximo da exaustão para melhor oferecer de conforto para si e sua família, e, agora, naturalmente, alguns adoecidos no físico e na alma, até por não terem se preparado para uma vida distanciada de seus filhos que, naturalmente, em um determinado momento, partem na direção de novas experiências e, na maioria das vezes, seguem os mesmos modelos de vida de seus pais.

Diante das reflexões expostas na reportagem, podemos citar um trecho do livro “Conflitos Existenciais”, de Joanna de Ângelis, psicografado por Divaldo Franco, onde ela comenta:

“A ausência de serenidade para enfrentar os desafios da existência, faz com que o comportamento do indivíduo se torne doentio, cheio de expectativas, normalmente perturbadoras, gerando incapacidade de ação equilibrada (…)”

E Walter Barcelos, no livro “Minha Mente, meu Mundo”, nos diz que: “(…) os Espíritos da Vida Maior, afirmam que a Medicina terá que dar valor excepcional às irradiações mentais, quando for analisar a saúde orgânica de qualquer paciente, observando sistematicamente a substância e a natureza dos pensamentos e sentimentos, ideias e emoções de cada pessoa (…)”

Hoje em dia, muito se fala em alimentação saudável, uma boa noite de sono e a importância de exercícios físicos para uma boa qualidade de vida. E a psiquiatra ainda explica que o exercício físico é um excelente gatilho para o equilíbrio mental. Entretanto, citaria também a conexão com os canais espirituais em direção a Deus, através do silêncio interior para melhor observação do belo refletido na Natureza.

Mas para tanto é necessário estar presente no aqui e agora. Na atenção plena, que é a consciência no momento presente do que se está fazendo, e a meditação que favorece esse recurso vem sendo valorizada pela medicina.

Como diz o Espírito Emmanuel, no livro “Pensamento e Vida”, psicografado por Chico Xavier: “A mente é o espelho da vida, em toda parte (…) o reflexo esboça a emotividade. A emotividade plasma a ideia. A ideia determina a atitude e a palavra que comandam as ações (…) respiramos no mundo das imagens que projetamos e recebemos (…) O reflexo mental mora no alicerce da vida (…)”.

E, assim, a ciência vem ampliando “seu olhar” para além do corpo físico e despertando a busca do conhecimento do homem na sua integralidade que é corpo, mente e espírito.

*Selma Trigo é espírita e colaboradora do Espiritismo.net.

Bibliografia:
- Pensamento e Vida/Espírito Emmanuel. (Psicografado por Francisco Cândido Xavier) – 19.ed. 1ª. Imp. – Brasília: FEB, 2013.
- Conflitos Existenciais/Espírito Joanna de Ângelis. (Psicografado por Divaldo Pereira Franco. – BA: Livr. Espírita Alvorada, 2005).
- Barcelos, W. Minha Mente, meu Mundo – Casa Editora Espírita “Pierre-Paul DIDIER”. 1.ed. Fev/2001