Carregando...

A Equipe de Atendimento Fraterno

Histórico

Desde a constituição do grupo de trabalho que originou o IRC-Espiritismo (atual Espiritismo.net), em sua forma estruturada, ocorrida no dia 1° de junho de 1997, o serviço de Atendimento Fraterno foi considerado uma das atividades mais importantes dentro dos objetivos fundamentais do trabalho.

Naquela ocasião, no documento de diretrizes de operação do IRC-Espiritismo constava a recomendação para que os trabalhadores do canal #Espiritismo realizassem atendimentos privados a todos os usuários que o solicitassem ou que demonstrassem necessidade por sua condição emocional.

Desde então, os atendimentos fraternos fazem parte do trabalho normal e rotineiro realizado pelos operadores (atualmente em atividade via e-mail e via chat). Muitos casos bem-sucedidos ocorreram e trouxeram sentimentos gratificantes.

Na segunda versão do documento de diretrizes de operação do IRC-Espiritismo, elaborada em julho de 1998, constava o seguinte texto:

“Cap XII - Indicação de Procedimentos Padrão de Operação do Canal

“O Atendimento Privado é, talvez, um dos pontos mais importantes do Canal #Espiritismo; é onde os mentores espirituais têm o trabalho mais direto com os Operadores. A forma de se atender a uma pessoa não pode ser padronizada com regras, mas devemos lembrar que tanto mais preparados estaremos quanto mais nos resguardarmos com a prece e a vida reta e digna. Deixemos que os amigos espirituais responsáveis pelo Canal e os Espíritos amigos trabalhem nos intuindo para que possamos levar a Doutrina Consoladora, na Internet, realmente às vias de fato da Consolação”.

Na ocasião da realização do VIII IRContro do IRC-Espiritismo, ocorrido em Campinas/SP, entre os dias 16 e 18 de abril de 1999, foi deliberado por consenso entre os 15 operadores presentes a criação de um grupo de trabalho focado na atividade de Atendimento Fraterno, dada a grande relevância da tarefa. Na ata da reunião constava:

“9) Foi expressa uma preocupação com o controle da qualidade dos atendimentos fraternos, visto que há uma grande responsabilidade associada a esta tarefa. Foi sugerida a criação de uma pequena comissão que ficará responsável por atender os casos mais graves e delicados. Foi sugerido também que seja permitido ao público solicitar e receber atendimento fraterno por e-mail. Para tanto, será criado um endereço de e-mail redirecionador e/ou uma home page específica para esse atendimento. Foi recomendado ainda que seja feito, sempre que possível, contato telefônico para dar continuidade ao atendimento de pessoas mais necessitadas”.

Após um valoroso esforço de organização, elaborou-se nos meses seguintes um documento de diretrizes, um treinamento visando padronizar a forma de atuação dos trabalhadores engajados na atividade e, então, divulgada a tarefa. No dia 17 de agosto de 1999 foi realizada a reunião inaugural de atendimento ao público no canal #Espiritismo_Atendimento, no IRC.

Desde então, a tarefa se realiza regularmente por duas equipes devidamente treinadas - diariamente no Tawk.to, plataforma para atendimentos via chat (equipe AFOnline), e por e-mail (equipe AFOffline) -, semeando paz e colhendo os frutos de consolação.

A Tarefa

O Serviço de Atendimento Fraterno através do diálogo consiste em:

  • Receber fraternalmente o usuário que acessa o chat, proporcionando-lhe a oportunidade de expor livremente e em caráter privativo as suas dificuldades;

  • Atender com a maior agilidade possível às solicitações encaminhadas ao serviço via e-mail;

  • Oferecer ao usuário, durante o atendimento, os esclarecimentos e as orientações de que esteja necessitando, de noções doutrinárias espíritas que o faça melhor compreender suas necessidades, conforme o caso, e indicações de serviços especializados que possam auxiliá-lo como complemento à assistência fraterna;

  • Encaminhá-lo, posteriormente, às atividades online do próprio Espiritismo.net e/ou de uma instituição espírita mais adequada a suprir suas necessidades.

O serviço de Atendimento Fraterno está perfeitamente enquadrado dentro das finalidades do Espiritismo.net.