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Histórias de monstros costumam fazer sucesso no mundo todo, mas o fato de eles insistirem em viver no fundo de lagos, em terras distantes ou nos confins das florestas tornam suas supostas aparições em ocasiões raras e muitas vezes duvidosas. Breno Henrique de Sousa comenta.

  • Data :26/02/2017
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26 de fevereiro de 2017

A verdade científica por trás da lenda do chupa-cabra

Josh GabbatissBBC Earth Histórias de monstros costumam fazer sucesso no mundo todo, mas o fato de eles insistirem em viver no fundo de lagos, em terras distantes ou nos confins das florestas tornam suas supostas aparições em ocasiões raras e muitas vezes duvidosas. Assim, não é por acaso que nossos conhecimentos sobre eles vêm quase exclusivamente de imagens borradas ou relatos pouco confiáveis. Essa imagem mística foi o que atraiu Benjamin Radford, pesquisador do Comitê para a Investigação Cética (CSI, na sigla em inglês), para a história do chupa-cabra, uma suposta criatura vampiresca que ganhou fama mundial nos anos 1990, do México à Rússia, passando pelo Brasil e os Estados Unidos. Relatos sobre o chupa-cabra apareceram pela primeira vez em Porto Rico em meados dos anos 1990. Eles descreviam uma criatura bípede de quase um metro e meio de altura com olhos grandes, espinhos nas costas e longas garras. Essa criatura, segundo esses relatos, estaria matando animais de criação para corte e chupando seu sangue - daí seu nome popular.

Primeiro relato Em sua longa pesquisa, que levou cinco anos e demandou viagens por várias regiões, Radford localizou até mesmo a primeira pessoa a relatar ter visto a criatura: Madelyne Tolentino, da cidade de Canóvanas, no leste de Porto Rico. Em 1995, ela disse ter visto uma criatura parecida com um alien da janela de sua casa. O impressionante da história é a rapidez com que ela se espalhou. Após mais relatos de gente que disse ter visto a criatura, e a ligação feita na mídia local com animais de gado encontrados com o sangue extraído, a viralização foi incontrolável. Ela primeiro se espalhou por Porto Rico, depois pelo resto da América Latina e o sul dos Estados Unidos. No Brasil, uma reportagem sobre o chupa-cabra no programa Domingo Legal, no SBT, em 1997, levou a uma onda de supostas aparições da criatura por todo o país. A lenda se espalhou até mesmo online, nos primórdios da popularização da internet, com a participação de grupos entusiastas de óvnis e teóricos da conspiração. Até que no início dos anos 2000 um novo chupa-cabra apareceu, com algumas diferenças em relação ao original. Desta vez era descrito menos como um alien e mais como um animal parecido com um cachorro, andando em quatro patas, mas sem pelos. E além dos relatos de aparição, alguém também encontrou um corpo de uma dessas criaturas. Ao ouvir a história, Radford percebeu uma oportunidade de ouro: realizar uma investigação sem precedentes sobre algo cuja fama já se equiparava à de outros monstros lendários, como o pé-grande ou o monstro do Lago Ness. “Quando você tem um corpo, muda tudo”, explica. “Você pode colher amostras de DNA e de ossos, estudar a morfologia”, diz. “No começo estava logicamente cético em relação à existência da criatura”, comenta. “Mas ao mesmo tempo tinha consciência de que é possível encontrar novos animais. Não queria simplesmente menosprezar ou descartar a possibilidade. Se o chupa-cabra é real, queria encontrá-lo.”

Exames de DNA O ponto de partida óbvio eram os corpos dos supostos chupa-cabras. Um total de uma dúzia de corpos foram encontrados, principalmente no Texas e em outros Estados do sudoeste dos EUA. Eram realmente horríveis: sem pelos, magros e com a pele com aparência queimada. Mas exames de DNA revelaram uma realidade muito mais mundana: os corpos eram invariavelmente de coiotes, cachorros ou guaxinins, com exceção de um, que na verdade tratava-se de um peixe. Mas como esses animais foram confundidos com monstros extraterrestres? Segundo Radford, a razão era a perda do pelo por causa de sarna sarcóptica, provocada por ácaros, uma doença relativamente comum e capaz de deixar os animais com o aspecto monstruoso no qual se encontravam. “Os cachorros sarnentos são quase carecas, com a pele muito grossa e num tom vermelho ou preto escuro”, observa Alison Diesel, especialista em doenças de pele em animais na Universidade do Texas. Se a esse aspecto são acrescidas feridas provocadas pela coceira, está formado o chupa-cabra.

E as vítimas? Mas isso era só metade da história - ainda faltava resolver o mistério dos animais vítimas dos chupa-cabras. E a resposta, mais uma vez, foi surpreendentemente simples. Os animais encontrados eram provavelmente vítimas de predadores comuns, como cães ou coiotes. Não é incomum um cachorro selvagem morder um animal no pescoço e depois deixá-lo. Muitas vezes, o bicho morre com hemorragias internas, sem outras marcas além da mordida. As marcas no pescoço costumam ser relacionadas com vampiros, graças à lenda do Drácula, mas os animais que se alimentam efetivamente do sangue de outros não agem assim, como observa o pesquisador Bill Schutt, do Museu de História Natural de Nova York. “As espécies que sugam o sangue o procuram perto da superfície da pele, o que não é o caso da veia jugular, por exemplo”, observa Schutt. Assim, se compararmos as características de animais vampiros, como os morcegos, e dos chupa-cabras, há poucas semelhanças. Os vampiros, segundo Schutt, são pequenos e furtivos, com dentes especializados e um sistema digestivo que lhes permite extrair nutrientes do sangue. Uma criatura do tamanho de um cachorro “morreria de fome rapidamente se alimentando de sangue”, segundo ele, por causa da falta de nutrientes essenciais como a gordura. Além da presença desses sinais de mordidas, Radford acredita que os rancheiros que encontraram os corpos dos animais atacados podiam atribuir a morte deles a um vampiro depois de examiná-los e cortá-los - e ver que o sangue não jorrava. “Quando um animal morre, o coração para de bater e não há mais pressão sanguínea”, explica. “O sangue se acumula na parte mais baixa do corpo e então coagula e se espessa. Isso se conhece como lividez, e dá a ilusão de que o sangue foi retirado do corpo.”

Culpa do antiamericanismo Mas se toda a mitologia ao redor dos chupa-cabras cai rapidamente por terra diante da investigação científica, por que a lenda permanece viva até hoje? Pode parecer estranho, mas Radford aponta para o forte sentimento antiamericano em toda a América Latina como parte dessa explicação. Isso é particularmente forte em Porto Rico, protetorado dos EUA. “Falei com vários portorriquenhos, que sentiam que os Estados Unidos os havia explorado, enganado e ignorado, economicamente e de outras formas”, diz. Muitos portorriquenhos acreditam que os chupa-cabras são outra indicação da exploração americana: seriam o resultado de experiências científicas ultrassecretas promovidas pelos Estados Unidos na floresta de El Yunque, não muito longe da cidade onde Madelyne Tolentino fez o primeiro relato sobre a criatura. Outro fator é a internet. “Eu classifico o chupa-cabra como o primeiro monstro da internet”, diz Radford. “Se o primeiro testemunho tivesse ocorrido em 1985, algumas pessoas poderiam ouvir falar sobre ele, mas a história não teria viralizado pelo mundo todo.” Radford observa que o mito mudou rapidamente. “O chupa-cabra original tinha espinhos nas costas e olhos grandes. Mas ao longo dos anos o conceito da criatura foi se expandindo, até o ponto de hoje qualquer cachorro sarnento ser chamado de chupa-cabra”, diz. “Hoje as pessoas vão ao Google e procuram ‘animal misterioso que ataca as coisas’. E o mito se autoperpetua.” E o que explica o primeiro avistamento, em 1995? Foi inventado? A resposta de Radford é igualmente inesperada. Ele observa que a descrição feita por Madelyne Tolentino era semelhante à do alien do filme A Experiência (Species, no original em inglês), que havia sido recém-lançado em Porto Rico - ela tinha assistido. A trama do filme envolvia experiências científicas ultrassecretas dos Estados Unidos e foi parcialmente filmada em Porto Rico. “Está tudo ali. Ela vê o filme, depois vê algo que confunde com um monstro”, diz Radford. Ele afirma, porém, não acreditar que os relatos sobre o chupa-cabra eram mentira, mas simplesmente o fruto de imaginações extremamente férteis. “Do meu ponto de vista, não há absolutamente nenhuma razão para acreditar que algo fora do comum esteja envolvido nos ataques ao gado”, conclui Radford. A história toda não passa de uma grande confusão envolvendo confusão científica, identificação errada de animais, exagero da mídia, ansiedade cultural e histeria coletiva. Tudo isso como resultado da impressão que um filme de ficção científica deixou sobre uma mulher em Porto Rico. Mas as revelações de Radford mostram ainda que, mesmo que a análise rigorosa, todas as pesquisas e toda investigação científica demonstrem que o chupa-cabra não passa de um mito, as pessoas gostam de histórias fantásticas e continuarão a contá-las, por mais estranhas ou inverossímeis que pareçam. Notícia publicada na BBC Brasil , em 21 de dezembro de 2016.

Breno Henrique de Sousa* comenta O Maravilhoso e o Sobrenatural A humanidade parece estar dividida entre céticos irredutíveis e crédulos ingênuos. Porém, existe um dito que afirma que existem dois tipos de tolos no mundo: os que acreditam em tudo e aqueles que não acreditam em nada. Afinal, posições extremas em um mundo repleto de mistérios e ilusões seria uma infantilidade. A postura do pesquisador Benjamin Radford parece ter sido equilibrada. Ele considerou a hipótese da existência de um animal desconhecido, mas suas investigações apontaram para causas bem mais comuns. Apesar disso, não devemos ter a opinião do pesquisador como uma verdade absoluta. Por mais bem intencionado e honesto que seja um pesquisador, ele possui limitações que só lhe permitem observar parcialmente o fenômeno e mesmo que animais doentes ou imaginação exaltada tenha levado a crer na existência de um chupa-cabras, isso não descarta a possibilidade da existência de um animal não catalogado. Pessoalmente, eu sou propenso a acreditar que Radford tem razão em suas conclusões, mas, penso que diante de um mundo ainda tão complexo e repleto de surpresas a atitude mais sana seja manter sempre um pé à frente e outro atrás, ou seja, duvidar acreditando e acreditar duvidando. Essa me parece ser a postura de Allan Kardec em todas as etapas da formação do Espiritismo. Com espírito científico Kardec não temia a análise criteriosa e racional dos fenômenos espirituais, observando que muitas vezes alguns fenômenos tidos como espirituais tratavam-se na verdade de fatos bem corriqueiros e com causas muito comuns, sem nenhuma intervenção do mundo espiritual. Seguindo a orientação do espírito Erasto em O Livro dos Médiuns, que dizia que era melhor negar nove verdades do que aceitar uma mentira, Kardec usou seu bom senso para analisar esses fenômenos. Quem quiser entender melhor os critérios adotados por Allan Kardec deve ler as introduções de O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e A Gênese, além de todo O Livro dos Médiuns. Indo a fundo, a Revista Espírita mostra os bastidores do trabalho de organização da doutrina, bem como a apurada perspicácia do Codificador. Vale a pena conferir.

  • Breno Henrique de Sousa é paraibano, professor da Universidade Federal da Paraíba nas áreas de Ciências Agrárias e Meio Ambiente. Está no movimento Espírita desde 1994, sendo articulista e expositor. Atualmente faz parte da Federação Espírita Paraibana e atua em diversas instituições na sua região.