29 de abril de 2012
Hóstia alucinógena faz beatas atacarem padre na Itália
Por Charles Nisz
Algumas fiéis da Santo Espírito de Campobasso, na região central da Itália, abraçaram o crucifixo, outras começaram a ter visões de santos. Outras, por sua vez, começaram a bater no padre e gritar: “Você é o demônio”.
Toda essa confusão no último domingo (19) aconteceu porque as hóstias foram feitas com uma farinha alucinógena em vez da farinha comum. Trata-se de um caso de “ergotismo”, uma intoxicação alimentar causada por farinhas de cereais contaminadas por esclerócios que atingem a safra do grão.
Esses organismos microscópicos contêm uma grande quantidade de fungos, perigosos para a saúde, entre os quais costumam encontrar-se muitos agentes psicotrópicos, parecidos com o ácido lisérgico, ou LSD.
Assustado, o padre da Igreja de Campobasso foi obrigado a se esconder na sacristia à espera da polícia. A retirada dos fiéis foi confusa, lembrando os protestos antiglobalização ocorridos na cúpula do G-8.
Notícia publicada no Yahoo! Notícias , em 24 de fevereiro de 2012.
Marcia Leal Jek comenta*
Quando li essa matéria da diocese de Campobasso, fiquei com um pé atrás. Histórias como esta servem para termos cuidado ao divulgar alguma coisa.
Durante minhas pesquisas, o Jornal Abruzzo24ore revela que a matéria foi publicada a partir de um relato na página de um perfil da rede social (Facebook), sem qualquer confirmação.
“É verdade, aproveitamos uma história publicada no Facebook e a copiamos e colamos, com um título bem atraente. Temos consciência de que criamos uma nova lenda urbana”, admite o jornal. A notícia, contestada pela Secretaria de Comunicação Social do Vaticano, logo em seguida, no entanto, foi uma das trends mundiais do Twitter, repetida em milhares de jornais e blogs na Internet, ao redor do mundo. Trata-se de uma brincadeira séria, na verdade, mas só isso. Mas alguns jornais, como o Sole24ore e a Vanity Fair, por exemplo, copiaram e colaram a matéria como se fosse produção deles, sem questionar nada e sem publicar a versão da igreja”.
Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais confusas e nem param para sentirem se realmente estão convencidas das coisas que a noticia mostra.
Antes de aceitarmos alguma coisa como verdade, devemos analisá-la bem. O problema de muita gente é acreditar facilmente em tudo que lhe dizem.
Precisamos ter cuidado ao repassar notícias sem fonte, nem responder perguntas sem verificar a veracidade delas.