Carregando...

    • Início
    • Crianças têm reação fofa ao receber colega com prótese

    A reação de alunos de uma escola de Birmingham, no Reino Unido, ao receber uma coleguinha que havia colocado uma prótese rosa na perna direita emocionou milhares de usuários das redes sociais. Marcia Leal Jek comenta.

    • Data :24/07/2017
    • Categoria :

    A reação de alunos de uma escola de Birmingham, no Reino Unido, ao receber uma coleguinha que havia colocado uma prótese rosa na perna direita emocionou milhares de usuários das redes sociais. As imagens foram exibidas no programa “BBC Midlands Today” e não demoraram para viralizar.

    Anu, a menininha, demonstrou muito orgulho ao mostrar o acessório aos amigos. A garota de 7 anos precisou amputar a perna logo após o nascimento e ganhou a prótese graças a um investimento de 1,5 milhão de euros do Serviço de Saúde Nacional do Reino Unido.

    Notícia publicada no Portal Terra , em 5 de maio de 2017.

    Marcia Leal Jek* comenta

    Esclarece-nos a Doutrina Espírita que todos nós somos espíritos imortais, criados por Deus simples e ignorantes e destinados à perfeição relativa que podemos atingir, já que a perfeição absoluta é um atributo de Deus. Este objetivo é alcançado ao longo de várias existências, em corpos físicos diferentes e vivenciando as diversas situações que nos levam a evoluir material, intelectual e moralmente, crescendo também em espiritualidade.

    A cada nova existência, Deus nos concede uma missão com o fim de nos esclarecer e nos fazer alcançar, progressivamente, a perfeição. No desempenho das tarefas que a vida nos impõe, desenvolvemos a inteligência, adquirimos conhecimentos e aprendemos a desenvolver o amor a nós mesmos e ao próximo, para desta maneira nos aproximarmos mais Dele.

    Allan Kardec, em “O Livro dos Espíritos”, nas questões abaixo, nos fala sobre a missão dos encarnados:

    1. “Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados?” - “Em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais. As missões, porém, são mais ou menos gerais e importantes. O que cultiva a terra desempenha tão nobre missão, como o que governa, ou o que instrui. Tudo em a Natureza se encadeia. Ao mesmo tempo em que o Espírito se depura pela encarnação, concorre, dessa forma, para a execução dos desígnios da Providência. Cada um tem neste mundo a sua missão, porque todos podem ter alguma utilidade.”

    O Espírito de Verdade, no capítulo VI, item 5, de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, também de Allan Kardec, nos ensina: “Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo”.

    Chico Xavier, no programa Pinga-Fogo, da TV Tupi, dizia que a cirurgia plástica para regenerar os tecidos, orientada pelos médicos, é, para quem a faz, um meio de estímulo psicológico para que a interiorização da felicidade, mesmo que relativa, diminua a laceração da tristeza. Reavivando dessa forma a atividade mais equilibrada e para que se possa enfrentar os desafios do quotidiano e permita que se veja com mais interesse as vidas daqueles que delas necessitam.

    Se alguém pode utilizar a tecnologia atual para a melhoria de sua aparência, por que não fazê-lo? Na medida em que reforça sua autoestima, melhorando a autoconfiança, mais apto estará para a vida. Então, mais inclinado e disposto a “amar o próximo como a si mesmo”.

    Amar é desejar o bem, todo o bem possível, sem restrição, é querer a felicidade do próximo.

    Paulo de Tarso, em sua primeira carta aos Coríntios, capítulo 13, informa que a caridade é maior até mesmo do que a fé. Kardec, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo XV, item 7, comenta essa passagem, argumentando que a caridade está ao alcance de todos, independente de renda, cultura e mesmo credo religioso.

    Na questão 893, de O Livro dos Espíritos, Kardec indaga qual a mais meritória das virtudes, obtendo dos Espíritos a resposta de que é a caridade desinteressada.

    Sempre há condições e oportunidades para o exercício da caridade, pois não há quem não possa doar algo, dedicar atenção a um irmão, vibrar positivamente por alguém.

    Por fim, não podemos esquecer que, para Jesus, o verdadeiro sentido da palavra caridade, consistia em: Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. (O Livro dos Espiritos, questão 886.)

    • Marcia Leal Jek é espírita e colaboradora do Espiritismo.net.